Atualmente a otimização de sites é uma dos principais objetivos de qualquer profissional de marketing ou que trabalha com webdesign. Na verdade, das empresas também, porque isso influencia muito nas vendas online, e é aí que entra o Google Optimize.
Essa é uma ferramenta do Google que vem ajudando muito no desempenho e adaptação dos sites. Então, para ajudar você a entender melhor sobre como ela funciona, preparamos esse conteúdo.
Portanto, ao ler o nosso texto de hoje você vai saber:
- Como funciona o Google Optimize;
- Porque ele é importante para o seu negócio;
- Quais são as versões disponíveis;
- Vantagens de usar o Google Optimize;
- Como começar a usar o Google Optimize.
O nosso conteúdo de hoje é super importante para melhorar a performance do seu site, então leia até o final para saber tudo sobre isso.
Como funciona o Google Optimize
De acordo com o que você já viu antes, conforme falamos no começo do conteúdo, o Google Optimize é uma ferramenta de otimização de sites.
Mas, afinal, como isso funciona?
O principal diferencial dele é que permite realizar testes contínuos de diferentes combinações de vários elementos de um site.
Ou seja, ele testa qualquer elemento que tenha código HTML.
Além disso, você pode testar diferentes versões de uma página ou fazer combinações com outras.
Portanto, ele facilita a otimização de diferentes sites, usados para a mesma finalidade.
Por exemplo, em um funil de vendas, você pode ter a landing page, mais a página de formulário, finalização de vendas e confirmação.
Então, o Google Optimize consegue fazer toda essa integração entre elas.
Portanto, é uma ferramenta usada em diferentes etapas do funil de vendas.
Porque ele é importante para o seu negócio
Atualmente, a maioria das empresas tem algum tipo de página online e, a maioria delas, envolve algum tipo de venda. Ou seja, sites e-commerce.
Contudo, como falamos antes, são diferentes etapas até que o processo seja finalizado, cada uma com uma página específica.
Se você não tem uma otimização entre eles, pode acabar diminuindo seu número de conversões.
Portanto, a otimização influencia diretamente nos resultados das suas vendas online e, por isso, é fundamental que você invista nesse processo.
Inclusive, a tendência é que para os próximos anos as vendas online tomem ainda mais espaço.
Dessa forma, quem deixar de investir em otimização estará perdendo oportunidades de crescimento.
Quais são as versões disponíveis
Hoje em dia, o Google disponibiliza duas versões do Google Optimize.
Uma versão gratuita, e o Google Optimize versão 360.
Em ambas as versões você tem:
- Teste A/B;
- Segmentação básica por URL;
- Integração nativa com o Google Analytics;
- Análise do comportamento do usuário e segmentação por tecnologia;
- Segmentação por área geográfica e segmentação técnica;
- Suporte para aplicativos da web.
No entanto, na versão gratuita isso tudo é limitado da seguinte forma:
- 16 combinações do teste multivariável;
- 3 objetivos pré-configurados;
- 5 experimentos simultâneos;
- Usuários ilimitados;
- Suporte apenas da central de ajuda com autoatendimento.
Já na versão paga, você consegue:
- Segmentação por públicos do Google Analytics;
- 36 combinações do teste multivariável;
- 10 objetivos pré-configurados nos objetivos do experimento, incluindo mais opções disponibilizadas depois que o experimento é iniciado;
- 100 experimentos simultâneos;
- Administração com o Google Marketing Platform;
- Implementação;
- Serviços, suporte e SLAs de nível empresarial.
Então, dependendo do que você precisa, pode ser até que você não tenha que adquirir a versão premium da ferramenta.
Vantagens de usar o Google Optimize
Certamente, não são poucas as vantagens de ter o Google Optimize no seu negócio.
No entanto, separamos as principais para dar detalhes para você, são elas:
- Experimentos diferentes;
- Conexão com o Google Analytics e análise aprofundada;
- Editor Visual.
Experimentos diferentes
Em primeiro lugar, temos como vantagem a possibilidade de você realizar experimentos diferentes, de acordo com as necessidades que precisa.
Então, você consegue fazer diferentes experimentos para identificar qual é o mais adequado ou que traz mais resultados.
Conexão com o Google Analytics e análise aprofundada
Certamente, a conexão com o Google Analytics e a análise aprofundada dessa integração é uma das principais vantagens dessa ferramenta.
Essa integração permite uma análise do comportamento do consumidor do início ao fim.
Com isso, você consegue desenvolver insights melhores e criar uma experiência de marca mais conectada com seu público.
Tudo isso torna o processo de venda mais atrativo e, consequentemente, com maior conversão.
Editor Visual
Outra vantagem é o editor visual, que faz com que você consiga visualizar as suas páginas em diferentes formatos.
Por exemplo, como elas ficam em um celular, tablet ou notebook.
Tudo isso você consegue verificar a partir dos testes que cria na plataforma.
A responsividade das páginas, portanto, fica mais fácil.
Você pode se interessar por: Tendências de TI para 2023.
Como começar a usar o Google Optimize.
Temos certeza que você gostou de tudo que falamos hoje e quer começar a usar o Google Optimize no seu negócio quanto antes, certo?
Então, deixa a gente explicar como você pode fazer isso.
Em primeiro lugar, você precisa criar uma conta no Google Optimize.
Inclusive, você pode fazer esse login já com uma conta do Google que tenha.
Posteriormente, você deve conceder as permissões que o Google solicita quando você criar a conta.
Depois das configurações iniciais, você deve vincular a sua conta do Google Optimize com a do Google Analytics.
Assim que você fizer isso, a ferramenta já envia automaticamente uma cópia dos seus testes para o Google Analytics.
Então, com isso você pode segmentar por:
- Origem de tráfego;
- Criar públicos de redirecionamento personalizados;
- Entre outras funções.
Depois disso, se você quiser, pode começar a criar seus experimentos, com diferentes tipos de testes.
A partir daí você consegue explorar diversos recursos que o Google Opitimize oferece, diferentes testes, segmentações, variáveis.
Enfim, você vai ter muito o que aprender e executar depois que começar a usar a ferramenta.
Portanto, é interessante que se você não domina muito essa área, tenha ao seu lado algum suporte especializado.
Isso facilita muito o processo e traz resultados mais rápidos com certeza.
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